quarta-feira, 15 de março de 2017

Minha experiência com o SUS e a Defensoria Pública!

 Olá lindinhas!😍❤

  Eu já havia comentado com vocês sobre a internação do meu sogro e como eu acabei aprendendo "na marra" algumas coisas sobre o SUS e Defensoria Pública, e eu vou tentar dar umas dicas pra vocês. Coisas que se eu soubesse antes teria agido de forma diferente!
  Meu sogro chegou à Upa de Engenho de Dentro por volta das 5h da manhã, a Upa estava vazia e o atendimento e diagnóstico foi super rápido e eficiente. Após os primeiros socorros, ele foi levado para a Sala Vermelha (É um lugar na Upa que tem cuidados mais intensivos). Depois de umas 3h ele foi levado para a Sala Amarela, onde o paciente pode ficar com um acompanhante e ondeaguardar a recuperação ou a transferência, caso necessite de uma cirurgia ou exames invasivos, no caso do meu sogro o cateterismo.
Aí que começa a nossa saga para conseguir uma transferência e é aí que você pode usar as dicas para agilizar o processo!

 O SUS funciona com duas listas: o SISREG e o SER. O SISREG é o Sistema Nacional de Regulação, fazendo a regulação de vagas onde a origem do atendimento foi uma Upa, Clínica da 

Família ou Postos de Saúde ( é ligado à prefeitura). O SER é o Sistema Estadual de Regulação é ligado ao Estado e transfere pacientes para hospitais Municipais, Estaduais e da União. Aqui no RJ, eles unificaram essa fila de Regulação, mas na prática isso não ocorreu nessa reportagem aqui o Secretário fala sobre fazer essa unificação sair do papel a partir de fevereiro de 2017. (Mas como vi na prática ainda não aconteceu pois ainda há duas filas). E meu sogro estava nas duas e diariamente o estado do paciente é atualizado, fazendo com que casos mais graves tenham prioridade.
  O problema é que sabemos que nem o Estado e nem o Município dá conta da demanda de urgência.  Aí entra a Defensoria Pública, que foi algo que fez toda a diferença no tratamento do meu sogro.
Você sabia que pode entrar com uma liminar pedindo a transferência em 24h para um Hospital Público e que se em 24h essa vaga não surgir o Estado paga os custos de um Hospital particular de médio porte? (foi indicado um de médio porte pelo fato dos de grande porte terem uma maior dificuldade em encontrar vagas).

Como isso funciona?

 A Upa possui uma assistente social, ela é a pessoa que te dará os documentos para serem levados à Defensoria. No nosso caso ela deu o endereço da Defensoria aqui do Rio de Janeiro um outro documento contendo informações sobre o paciente. Eles te mandarão ir sem o laudo médico, mas insista pois isso agiliza e muito o processo de transferência!
 Munido de documento de identidade, carteira de trabalho, comprovante de residência (seu e do paciente), laudo médico indicando risco de morte (com a data do dia em que você for no Plantão Judiciário) e os dados do paciente (entregues pela assistente social).
 Meu esposo foi até Plantão Judiciário noturno, que funciona no Foro Central da Comarca da Capital, com entrada pela Rua Dom Manuel, Centro - Rio de Janeiro, das 18h às 11h.
 Logo pela manhã recebemos a notícia maravilhosa da transferência dele para UTI Coronariana do Hospital Miguel Couto. 
 Nessa segunda feira ele fez um cateterismo e foram colocados 2 stents. Hoje ele está na enfermaria e acreditamos que a alta ocorrerá em breve!



Para assuntos relacionados a falta de medicamentos ou coisas do tipo, é preciso fazer uma triagem pelo telefone 129 (atendimento ao cidadão RJ). Após essa triagem você pode comparecer no endereço Rua São José, 35, 13º andar e dar continuidade ao processo.


Pra terminar um resumão das várias áreas que a Defensoria Pública atende:



  • FAMÍLIA, por exemplo: pensão alimentícia, separação, divórcio, união estável, regulamentação de visitas, investigação de paternidade (DNA), tutela, curatela, guarda de menores, adoção, etc.
     
  • CÍVEL, por exemplo: problemas com vizinhos, regularização de imóveis, condomínios, aluguel, despejo, defesa do consumidor, indenizações, problemas de posse, inventários, alvarás, etc.
     
  • CRIMINAL: defesa dos acusados em processo criminal e acompanhamento do cumprimento da pena de quem foi condenado. Lembre-se que no atendimento na área criminal, por força do princípio Constitucional da Ampla Defesa, qualquer pessoa poderá ter sua defesa patrocinada pela Defensoria Pública, e, em caso de réus com posses, poderá o Juiz fixar honorários em favor do Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública. 
     
  • FAZENDA PÚBLICA, por exemplo: fornecimento de medicamentos, de educação, indenizações contra o estado ou município, problemas com concursos públicos do estado e do município, Previdência Social do 
  • estado ou do município, multas, DETRAN, problemas com cobrança de impostos e taxas, etc.


Fontes: Site da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e experiência própria.

Mil beijos cheios de corticóides 😘 ❤ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário