sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Tratamento Biológico - parte I

Oi lindinhas! Tudo bem com vocês?

Há um tempo que estou pra escrever sobre os tratamentos biológicos, mas queria pesquisar bem antes!

Em 2004 mais ou menos eu tive a primeira indicação para um tratamento Biológico, um dos primeiros lançados, o Remicade (Infliximabe).

Mas afinal o que são os tratamentos biológicos?



A terapia biológica tem sido utilizada desde 1998. Esses novos agentes terapêuticos, obtidos por engenharia genética, reproduzem os efeitos de substâncias já existentes em nosso organismo, fabricadas pelo sistema imune, atuando diretamente no processo inflamatório. Nesse processo ocorre uma sucessão de eventos que atuam em cadeia, nos quais estão envolvidos varias moléculas, entre elas as citocinas. As citocinas possuem receptores nos quais se ligam substâncias, no caso os agentes biológicos, que as neutralizam, assim, combatendo a inflamação.


Quando se inicia o tratamento com TB?

A medicação biológica somente deve ser indicada para aqueles pacientes em que a terapia convencional não apresentou resultados: se não houve resposta clínica com as doses máximas toleradas, ou com combinação de drogas modificadoras da doença, ou na presença de efeitos adversos. Sua administração é aprovada por órgãos regulatórios, como FDA e ANVISA, sob determinadas condições. Os pacientes devem ser submetidos e avaliados através de protocolos rigorosos e indicações precisas e validadas. Os biológicos são drogas geralmente administrados em associação com outras drogas modificadoras da doença e em um menor número de casos como monoterapia.
(Fonte Abraceii)

Hoje temos no Brasil esses tipos de Biológicos:


Desses eu já usei o Remicade Infliximabe), o Mabthera (Rituximabe), depois tentei o Orência (Abatacepte) e o Actemra (Tocilizumabe). Sendo que a melhor resposta foi do Mabthera associado ao Metotrexato. O Mabthera tem uma ação diferente da maioria dos outros biológicos pois ele atua na redução de linfócitos B (antígeno CD20). 
O tratamento com o Mabthera é semestral e tem dois ciclos, o primeiro ocorre seis meses depois da última infusão e o segundo 15 dias depois. Normalmente é administrado com um antialérgico ( doses altas de corticóides) e um comprimido de Tylenol. A duração da primeira infusão contando com soro, antialérgico, o Rituximabe e depois soro para ( limpar a veia) dura cerca de 3h e 30m a 4h. O bom é que o antialérgico te "derruba" e você dorme algumas horas. 
Alguns planos de saúde cobrem esse tratamento de alto custo e algumas pessoas conseguem através do SUS.
Meu último ciclo foi em agosto, em um Centro de Infusão aqui do Rio de Janeiro (CIT).


Sou muito grata a Deus por ter acesso a esse tipo de tratamento!

Tem muitas coisas ainda pra falar sobre os biológicos, mas muuuuitas mesmo... Inclusive os novos biológicos que  já estão na fase III de testes e já já chegam ao Brasil! No meu caso, terá um com o mesmo tipo de ação do Mabthera só que 100% humano, o nome é OCREVUS™ (ocrelizumabe) e também é da Roche, mesmo fabricante do Mabthera. A Roche possui um programa chamado Relacionar, do qual eu participo, e eles ligam sempre para nos monitorar e nos mandam novidades, dicas e informações e tiram dúvidas referentes ao Mabthera.
 O site do programa Relacionar é esse Aqui!

Ainda não tive aqueeeela melhora, mas estou menos pior 😉! Agora é aguardar o medicamento fazer o efeito esperado!

Mil beijos cheios de corticóides pra vocês e fiquem com Deus!😘 ❤ 






2 comentários:

  1. Gysselia, estou aprendendo a lidar com o site, desculpe minha flor. Fui clicar em publicar e apaguei 😢. Mas eu li e sou tão grata por você compartilhar um pouco da sua história! Mil beijos e desculpe!

    ResponderExcluir