quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ajuste seus sonhos, mas não pare de sonhar! Parte I

oi lindinhas! Tudo bem com vocês?

Vocês sabem como a vida de um artrítica/fibromiálgica é né? Várias coisas pra fazer e você tendo que ordenar em: urgente, não dá pra esperar e tem que ser hoje! 😂😂😂
Tô vivendo um momento assim e por isso quase não tenho publicado aqui.

Mas vamos falar sobre ajustes?
Então, eu não lembro de uma vida sem Artrite, desde que me entendo por gente isso faz parte da minha vida. Fico as vezes pensando nas pessoas que receberam o diagnóstico recentemente... Queria poder abraça las bem forte e dizer: Você vai sobreviver a esse caos! Aos poucos tudo se ajeita! A sua vida não será sempre assim!
Eu leio muitas histórias de pessoas que passaram por esse momento de: E agora?
No início tudo é muito difícil, as novidades não são nem um pouco agradáveis. Dor, remédios diários, falta de disposição. De repente aquela pessoa ativa, uma mãe, esposa, funcionária prestes a ser promovida, recebe o diagnóstico de Artrite Reumatóide/ Fibromialgia /Lúpus/ Espondilite Anquilosante/Esclerodermia e fica sem chão. Mas e todos os planos que eu tinha? Mas e meus sonhos?



Primeira coisa, respira fundo.Vamos encontrar um bom reumatologista, seja na rede pública ou privada. Alguém que te escute, que ouça com atenção, que te entenda e se importe com você. 
Hoje existem vários tratamentos disponíveis, quando um não dá certo ficamos frustradas, até porque a dor vai te irritando tanto e a única coisa que você quer é que ela pare! Isso vai melhorar!
A rotina muda muito: controle de medicamentos, idas ao consultório, exames, pilha de louças que você não consegue lavar, faltas no trabalho, menos tempo brincando com seus filhos, menos disposição para aventuras, pra namorar... Enfim, é um choque pra você e pras pessoas ao seu redor que terão que ter muita paciência. Conscientize seus familiares e amigos de que houve uma mudança drástica na sua vida e de que você precisará de um tempo para lidar com ela!
SE DÊ ESSE TEMPO!
É muito importante você absorver o baque, se ficar triste por um tempo não se cobre, é normal. Se precisar chorar, chore. Você tem esse direito! A vida te deu uma nova peça do quebra cabeças e essa nova peça muda todo o desenho final, não é fácil de encaixa-la no que você já havia montado até agora!

Depois desse primeiro período, comece a tentar retomar sua vida. Não se cobre como se fosse a mesma de antes, mas não perca sua essência! Se você é aventureira, faça um ajuste nas aventuras, 
elas durarão menos tempo  e você provavelmente não fará aquela trilha com o pessoal, mas se houver um barquinho que te leve até a praia secreta que seus amigos chegarão, encontre seus amigos lá...
Adapte seus sapatos, sandálias, roupas. Você fica linda sem salto alto também sabia? Hoje em dia as lojas vendem sandálias de salto baixo que são lindas! 
Você malhava muito? Se não puder continuar na musculação tente uma hidroginástica, se é difícil colocar aquelas roupas de academia (ainda mais molhadas)? compre números maiores, isso me ajuda muito! 
O cabelo grande tá difícil de cuidar? faça um corte moderno, e se divirta escolhendo seu novo visual! Enfim, se reinvente. Mas faça aquilo que você quer da maneira que puder!


(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário